quarta-feira, 15 de abril de 2009

INFORMÁTICA , EDUCAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS DE USO

Vivemos em uma sociedade globalizada, na qual a máxima capitalista impera absoluta nos dias atuais. A medida que o ser humano obtém suas armas contra a manipulação ideológica,da mídia comum, ele assim, passa a ter o domínio e consciência de suas ações como cidadão participante e transformador da sociedade.

Ciente que em outros países ,como o Japão, por exemplo, cada aluno possui um computador portátil para suas atividades, o Governo como responsável de assegurar a aprendizagem básica de cada cidadão, vem implementando políticas públicas para o avanço do sistema educacional.

A partir desta ótica globalizante , onde o uso dos computadores e a internet, aproximam as pessoas e suas diversas culturas e os educandos cada vez mais cedo possuem contato com essas ferramentas, o educador como mediador da práxis pedagógica poderá usar a informática nas escolas, como mais um meio educacional.

Assim, possibilita que seus alunos,principalmente aqueles mais carentes, se tornem seres pensantes, reflexivos- críticos, no que tange aos aspectos educacionais, políticos,econômicos , culturais,etc. A utilização portanto desta ferramenta educacional, deverá ser desenvolvida corretamente em suas funções como recursos tecnológicos-pedagógicos e não apenas como um item de preenchimento de horas vagas dos alunos.

Dessa forma, o docente comprometido com suas ações pedagógicas, deverá que desenvolver propostas de integração de maneira que atenda não apenas a sua disciplina como poderá também fazer o uso da interdisciplinaridade aclamada nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para tanto, o educador precisa também ser capacitado para que ocorra efetivamente o processo de ensino- aprendizagem.

Um dos caminhos a ser seguido portanto, é fazer com que o laboratório de informática implantado nas escolas seja mais outro espaço fomentador de educação e conseguir que a comunidade escolar se sinta como agente atuante da nova perspectiva informatizante ,rompendo os cercos fechados das escolas e expandindo seus conhecimentos adquiridos desta nova prática para a comunidade em geral,partindo da premissa transformadora , de uma sociedade igualitária a partir da educação.

Profa.Esp. Fabíola Brandão

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